Quem Somos

O Instituto Elisa de castro, denominado de IEC, foi constituído em 17 de março de 2003. No começo com fins de promover a integração de jovens ao mercado de trabalho e com o tempo foi atualizando suas diretrizes até chegar no âmbito da saúde promovendo gestão e administração, através de suas normas e rotinas , sempre visando o bem estar dos seus membros além de ser  uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, regendo suas atividades pelo Código Civil Brasileiro, pela legislação que lhe for aplicável, pelo seu Estatuto e pelo Regimento Interno, abaixo vamos contar de forma cronológica a evolução até os dias de hoje como Organização Elisa de Castro.

O CAMEP – Centro de Apoio ao Menor Patrulheiro era uma associação sem fins lucrativos, que iniciou sua atuação na comunidade Vila do João/Complexo da Maré, no Rio de Janeiro/RJ e, devido à violência urbana, posteriormente mudou sua sede para Ilha do Governador, Rio de Janeiro/RJ. Fundado em abril de 2003, tinha por finalidade a capacitação, o treinamento e a proteção de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Pautado pela Lei Nº 8.741/1993, todo e qualquer atendimento ao usuário dos serviços oferecidos pela instituição ocorriam de FORMA GRATUITA.

O principal objetivo do CAMEP era integrar adolescentes ao mercado de trabalho, superando problemas familiares e vulnerabilidades sociais. Sabidamente, de conhecimento comum, sabíamos que, aqueles que vivem sob vulnerabilidades sociais possuem muitas dificuldades para serem inseridos no mercado de trabalho, pois fatores como preconceito, deficiência de formação, oportunidades e experiência etc. acabam sendo fatores complicadores aos mesmos. Oferecíamos acompanhamento especializado e orientação profissional para que nossos adolescentes conseguissem seu lugar no mercado de trabalho, dando os primeiros passos para uma carreira e vida dignas.

Aos patrulheiros (alunos) era oferecido um Curso de Iniciação ao Trabalho, GRATUITO e com duração de 5 meses. No curso, eram ministrados ensinamentos básicos na área de informática, telemarketing, relações humanas, técnicas comerciais, reforço em português e matemática, higiene, saúde e cidadania, procurando desenvolver dentro de sala de aula, através de dinâmicas de grupo, situações que o adolescente poderia vivenciar dentro da empresa na qual realizaria o estágio.

Em 2017, foi firmado um Termo de Cooperação Técnica com o Hospital Municipal Albert Schweitzer, que tinha objeto do acordo o diagnóstico situacional, apoio operacional, planejamento de ações e revisão/adequação/desenvolvimento de processos pela CONTRATADA, relatados mensais, das atividades e serviços de saúde no âmbito do HMAS, assim descrito

A organização foi registrada dentro dos parâmetros através e Consta do Cadastro de Entidades do Município do Rio de Janeiro, devidamente registrada no CMDCA-RJ conforme Deliberação n° 655/07, que determina o artigo -publicada no D.O, M. de dia 13 de junho de 2007, no Artigo 91 da Lei Federal N 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e o Artigo 3°, Inciso VIII da Lei Municipal N.º 1873/92.

CAMEP, executou com exatidão a cogestão atestando os serviços e indicadores de janeiro de 2017 a junho de 2019, para o Hospital Municipal Albert Schweitzer (HMAS), desenvolvendo as atividades as seguintes atividades com atestado de capacidade técnica com mérito.
1- Diagnóstico e assessoria em saúde pública;
2- Programa de excelência em gestão e serviços de saúde;
3.Preparação para acreditação hospitalar;
4- Assessoria quanto ao aumento, Implantação, redução, readequação e redimensionamento de serviços de saúde;
5- Auxilia na elaboração para processos de contratação de pessoas físicas e/ou jurídicas;
6- Núcleo de qualidade e segurança do paciente;
7- Treinamento e capacitação de funcionários, próprios e terceirizados;
– Análise do clima organizacional e saúde ocupacional;
9- Consultoria para gestão de carreiras e avaliação de desempenho;
10- Auxilia na elaboração para processos de aquisição e compras.

Em novembro de 2018, o CAMEP passou a se chamar Instituto Elisa de Castro.

Com os seguintes objetivos:
– A prestação de serviços na área da saúde;
– O estudo, o desenvolvimento de sistema tecnológico avançado na área da saúde;
– A implementação de recursos para a execução de ações e projetos com a finalidade de viabilizar a formação de recursos humanos na área da saúde;
– O desenvolvimento socioeconômico, com foco em diversas atividades, atuando em parceria com o poder público na melhoria da qualidade de atividades na área da saúde;
– A elaboração e execução de projetos com novos métodos e técnicas visando o aperfeiçoamento na área da saúde. Gerar, desenvolver, aperfeiçoar, licenciar, exportar e/ou importar tecnologias, produtos, materiais e equipamentos, por conta própria ou de terceiros;
– Elaborar e desenvolver projetos de gestão tecnológica por meio de informatização e realização de estudos e pesquisas;
– Otimização e modernização de gestão na área da saúde.

O IEC tem as seguintes metas e finalidades: o Estudo, Diagnósticos,

Consultoria, Elaboração e Gestão de Projetos destinados à Implantação de Técnica de Administração de Ações; a Contratação, Administração e o Fornecimento por conta própria ou de Terceiros de Pessoal, Treinamento para a Qualificação do Exercício de Funções de Programas de Gestão Pública na área da Saúde; introdução de Técnica em Execução de Programas de Gestão, visando à Entronização de Novos Métodos e de Novas e Aperfeiçoadas Técnicas.

No campo da Estruturação, visa à Implantação e Aplicação de Diretrizes

Aprimoradas de Gestão de Políticas Públicas a serem aplicadas no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta, Federais, estaduais e Municipais tanto na área da Saúde quanto para Empresas Privadas Nacionais, Internacionais e Estrangeiras.

Tem como missão e valores proporcionar aos órgãos da administração pública segurança no planejamento, na confecção de legislações, na execução orçamentária e no controle interno durante e depois de sua gestão, obedecendo aos preceitos da Lei de Responsabilidade Fiscal, valorizando o crescimento sustentável com uma visão de futuro e desenvolvimento.

No desenvolvimento de suas atividades, o IEC pactua o princípio da legalidade, impessoalidade, moralidade, economicidade e eficiência, não fazendo qualquer discriminação de raça, cor, sexo ou religião.

Humanização

Estabelecer vínculos para usuários e colaboradores visando a aproximação e integração, criando um ambiente sadio de trabalho.

Respeito

Estabelecer conexões formais com os colaboradores, buscando melhores condições para o desenvolvimento profissional, valorizando a eficiência de resultados, a assiduidade e o comprometimento.

Ética

Atuar com responsabilidade e transparência no exercício das suas atividades, visando verificar os compromissos da organização e os objetivos do contrato, legitimando as suas atividades.

Excelência

Atendimento de excelência, valorizando o indivíduo, atuando com ética, responsabilidade e humanidade, objetivando a excelência na execução de contratos de gestão
visando sempre a melhoria dos processos e resultados e conseguintemente satisfação dos seus usuários

Missão

Estimular, promover e aprimorar o conhecimento nas áreas técnicas, operacionais e de gestão da saúde pública, visando entregar o melhor serviço, norteado pelos princípios cristãos com a intenção de fazer a diferença na vida das pessoas.

Visão

Tornar-se referência nacional em saúde publica, associando a integridade e humanidade como norteamento para as ações da instituição, proporcionando desenvolvimento e satisfação dos colaboradores.

Pricipais Objetivos
  • A prestação de serviços na área da saúde;
  • O estudo, o desenvolvimento de sistema tecnológico avançado na área da saúde;
  • A implementação de recursos para a execução de ações e projetos com a finalidade de viabilizar a formação de recursos humanos na área da saúde;
  • O desenvolvimento socioeconômico, com foco em diversas atividades, atuando em parceria com o poder público na melhoria da qualidade de atividades na área da saúde;
  • A elaboração e execução de projetos com novos métodos e técnicas visando o aperfeiçoamento na área da saúde. Gerar, desenvolver, aperfeiçoar, licenciar, exportar e/ou importar tecnologias, produtos, materiais e equipamentos, por conta própria ou de terceiros;
  • Elaborar e desenvolver projetos de gestão tecnológica por meio de informatização e realização de estudos e pesquisas; Otimização e modernização de gestão na área da saúde.
Formatura de turma de jovens patrulheiros do CAMEP

Reportagem Jornal O GLOBO, 2006, sobre o CAMEP e sua importância para o 1º emprego.

Registro do CAMEP no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, publicada no Diário Oficial do Município do Riop de Janeiro, 2009.